Com obras em fase conclusão, a Creche Lúcia Eugênia Borges da Silva, localizada no bairro Verdes Horizontes, será a próxima unidade de ensino infantil a ser entregue à população de Camaçari. Mesmo antes da inauguração oficial, que deve acontecer em breve, o equipamento sediou a primeira reunião com a comunidade local nesta terça-feira (17/9).
Na ocasião, a secretária da Educação, Neurilene Martins, acolheu familiares de potenciais futuros alunos da unidade, tirando dúvidas sobre os serviços e as etapas que compõem o processo de preenchimento das vagas. Ela destacou que ver a creche quase concluída evidencia o compromisso do governo municipal com a qualificação da educação infantil.
Ainda, de acordo com a titular da pasta, esta será a quarta creche entregue seguindo o Projeto Padrão Tipo 1, desenvolvido para o Programa Nacional de Reestruturação e Aparelhagem da Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), do governo federal. “E na semana passada, foi autorizada a reforma do espaço onde funcionará a Creche Municipal Hermógenes Bispo de Souza, em Monte Gordo. Paralelamente, estamos estruturando o Sistema Próprio de Ensino da Educação Infantil. Isso significa educação de qualidade, ampliação de vagas e espaços adequados para nossas crianças”, afirmou Neurilene, acrescentando que, ainda, há outras duas creches em construção.
A creche do Verdes Horizontes possui a mesma estrutura e serviços disponibilizados nas unidades Linaldo da Silva, no bairro Jardim Limoeiro; na Pedro Florentino Bomfim, em Catu de Abrantes; e na Eunice Pereira dos Santos, no Ponto Certo.
Na oportunidade, os moradores da localidade tiveram a chance de conhecer melhor o equipamento e tirar dúvidas sobre as ofertas, como é o caso de Arlane Ribeiro, 38 anos, para quem a iniciativa da Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), de promover uma reunião com a comunidade, foi acertada. “Sou mãe solo e preciso trabalhar. Hoje, fiquei sabendo mais sobre a creche e fiquei ainda mais feliz em ter um equipamento assim perto de casa”.
Acompanhada da filha, Anna Vitória, Erlane Rodrigues, 2 e 31 anos, respectivamente, também participou do encontro. “A comunidade precisava disso, e agora teremos uma creche em nosso bairro para nos atender. Estou muito feliz”, disse.
Quem também compareceu à reunião foi Zaira Lago, 68 anos, que falou com carinho e saudade da homenageada com o nome da creche, doutora Lúcia Eugênia Borges da Silva. “Eu tive o privilégio de conhecê-la. Foi uma profissional muito competente, uma pessoa muito gentil e afetuosa, que também tinha um carinho especial pelas crianças. É uma homenagem justa para uma grande personalidade de Camaçari”, declarou.
Com dez salas de aula, a estrutura conta com parque infantil, solário, área de circulação, refeitório e lactário, além de cômodos dedicados aos setores administrativos. A creche ofertará 188 vagas em tempo integral, para crianças de 6 meses até 5 anos e 11 meses de idade, através de um processo de matrícula transparente, que segue critérios preestabelecidos, acompanhado por representantes de órgãos que compõem a rede de proteção dos direitos da criança, a fim de garantir o atendimento dos que mais precisam.
Foto: Jean Victor
Mín. 24° Máx. 26°