Publicidade

Gleisi critica EUA por fala de uso de "poder militar" contra o Brasil

Ministra disse que declaração é "totalmente inadmissível"

09/09/2025 às 20h07
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
© Jose Cruz/Agência Brasil
© Jose Cruz/Agência Brasil

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffman, criticou nesta terça-feira (9) declaração do governo dos Estados Unidos de que o país poderia usar seu "poder militar" para retaliar o Brasil por causa do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro .

Continua após a publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026

ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI

AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 DIGITAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Junho 2026
SÃO JOÃO 2026

Mais cedo, a porta-voz da Casa Branca, Karoline Leavitt, afirmou que o presidente Donald Trump não teme em usar "meios militares" em defesa da liberdade de expressão no mundo.

Em uma postagem nas redes sociais, a ministra afirmou que chegou ao "cúmulo" a "conspiração da família Bolsonaro contra o Brasil" , apontando para a articulação conduzida pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro para que os EUA sancionem o Brasil.

"Não bastam as tarifas contra nossas exportações, as sanções ilegais contra ministros do governo, do STF e suas famílias, agora ameaçam invadir o Brasil para livrar Jair Bolsonaro da cadeia. Isso é totalmente inadmissível'", disse a ministra.

Ela defendeu ainda a cassação do deputado federal, filho do ex-presidente Jair Bolsonaro.

"Ainda dizem que estão defendendo a "liberdade de expressão". Só se for a liberdade de mentir, de coagir a Justiça e de tramar golpe de Estado; estes sim, os crimes pelos quais Bolsonaro e seus cúmplices estão sendo julgados no devido processo legal", acrescentou.

Casa Branca

A porta-voz Karoline Leavitt disse que não tinha "ações adicionais" contra o Brasil para antecipar.

"O presidente não tem medo de usar o poderio econômico, o poderio militar dos Estados Unidos da América para proteger a liberdade de expressão no mundo", afirmou, após ser questionada sobre a adoção de novas sanções ao Brasil por causa de uma possível condenação de Jair Bolsonaro.

Julgamento

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) retomou hoje o julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus pela trama golpista. Os ministros Alexandre de Moraes, relator da ação penal, e Flávio Dino votaram pelas condenações . Faltam três votos.

A sessão foi suspensa e será retomada amanhã (10) para o voto dos ministros Luiz Fux, Cármen Lúcia e Cristiano Zanin.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Tempo nublado

Mín. 24° Máx. 26°

26° Sensação
8.82km/h Vento
75% Umidade
100% (15.55mm) Chance de chuva
05h56 Nascer do sol
17h18 Pôr do sol
Mon 26° 25°
Tue 26° 24°
Wed 25° 24°
Thu 26° 24°
Fri 25° 23°
Atualizado às 09h01
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Economia
Dólar
R$ 5,17 +0,03%
Euro
R$ 5,88 +0,00%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 329,714,23 +0,74%
Ibovespa
173,295,14 pts 0.76%
Publicidade
Publicidade
ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI
Publicidade