Nesta sexta-feira, 26, aconteceu a terceira edição do Festival das Juventudes, realizada pelo Governo de Sergipe, através da Superintendência Especial da Juventude (Superjuv), no Centro de Criatividade, em Aracaju. Além dos estudantes da capital, cidades como Siriri, Maruim, São Cristóvão e Santa Rosa de Lima marcaram presença.
O evento deste ano trouxe como tema ‘Reinventar é o nosso jeito de existir’ e contou com oficinas de edição de vídeo no celular e criação de conteúdo para redes sociais, além do circuito “Juventude é Aqui”. Também foram realizadas rodas de conversa sobre pertencimento e afirmação social através do Brega Funk e sobre empreendedorismo juvenil. O Festival reuniu, ainda, apresentações culturais, como o grupo Afro Adupe, a Cia The Mob, Marcelo Victor e Mateuzinho Mello, além de um painel de abertura que reforçou o protagonismo da juventude sergipana.
O secretário-chefe da Casa Civil, Jorginho Araujo, ressaltou o apoio do governador Fábio Mitidieri às políticas para a juventude. “O Festival mostra que o governo acredita nos jovens e investe em oportunidades para que eles tenham voz, espaço e possam transformar o futuro de Sergipe”, afirmou.
Para a superintendente especial da Juventude, Anne Livianne, essa é uma grande oportunidade para reunir os jovens e mostrar tudo que o Governo de Sergipe tem feito. “Reunimos mais de mil jovens e essa é uma entrega pensada com muito carinho e detalhada nos temas atuais. Estamos realizados enquanto equipe”, frisou.
Segundo o secretário de Juventude, Esporte e Lazer do município de Siriri, Éverton Andrade, trazer os jovens da cidade significa dar visibilidade e voz à juventude. “A Superintendência é um espelho para nós que estamos começando a caminhar a passos curtos, para podermos aprender e aplicar nos nossos municípios”, ressaltou.
Já o presidente do Conselho Estadual de Políticas Públicas de Juventude, Antônio Gabriel, destacou que a edição é um marco na valorização das políticas voltadas aos jovens. “Esse festival representa que não somente a Superintendência, mas, também, o Governo de Sergipe, através do governador Fábio Mitidieri, estão na ponta, trazendo à tona tudo aquilo que foi dialogado lá atrás e que é necessidade efetiva dos jovens sergipanos”, destacou.
Estudante do 1º ano do Ensino Médio, Yuri Gabriel ressaltou que, mesmo sendo a sua primeira vez participando, já quer conhecer os demais projetos da Superintendência. “Gostei muito da oficina que tivemos sobre redes sociais porque pudemos nos dividir em grupo e também teve a parte da dinâmica. Quero participar de tudo que eu tiver direito”, pontuou.
Mín. 23° Máx. 24°