A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) realizou, nesta segunda-feira, 29, mais uma edição da Trilha Formativa da Primeira Infância, com representantes dos municípios da região metropolitana. O encontro ocorreu no auditório da Escola de Governo, da Secretaria de Estado da Administração (Sead), e faz parte do trabalho de monitoramento e execução da Política Estadual da Primeira Infância – Ser Criança.
A Trilha Formativa promove a partilha de experiências e o acompanhamento das ações voltadas à primeira infância, em alinhamento com os planos municipais. “A Trilha é um excelente momento para desenvolver um olhar atento e sensível sobre o que está sendo realizado. Cada participante se torna multiplicador do cuidado e do desenvolvimento de ações para nossas crianças de zero a seis anos”, afirmou a secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri.
Representante da Diretoria da Primeira Infância, Marister Alves, coordenadora de monitoramento da Trilha Formativa, explicou que a atividade foca o desenvolvimento prático: preenchimento de cronogramas, detalhamento de ações e definição de prazos de execução em cada município. “As equipes colaboram e trabalham em conjunto para refletirmos, ao longo da vigência dos planos, que são decenais, sobre como o monitoramento deve ser implementado, considerando as particularidades de cada localidade e as ações previstas desde a elaboração do plano”, destacou.
O objetivo da Trilha Formativa de Monitoramento é dar suporte aos municípios que já implementaram o Plano Municipal pela Primeira Infância (PMPI). Com a Trilha, a Seasic também atua no gerenciamento do Plano Estadual pela Primeira Infância (Pepi) e no estabelecimento de metas e estratégias, possibilitando acompanhar o progresso das ações ao longo dos dez anos previstos.
Entre os cursistas, esteve a secretária adjunta do Planejamento de Santo Amaro das Brotas, Márcia Regina, que ressaltou a importância da construção coletiva: “Estamos aqui para aprofundar nossos conhecimentos. É para nossas crianças que buscamos aprender continuamente, especialmente sobre como cuidar. Esse é o objetivo que nos trouxe à Secretaria: aprimorar nosso trabalho com as crianças do município”.
Na ocasião, a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Barra dos Coqueiros, Edeneia Ramos, pontuou a relevância da colaboração intersetorial entre a Seasic, as prefeituras municipais e os Cras. “Considero este momento fundamental para estabelecermos diretrizes que orientarão a execução das ações do PMPI, reforçando a necessidade de trabalho conjunto e articulado para que o plano seja efetivamente implementado no município”, afirmou.
‘Ser Criança’
Lançada em dezembro de 2023, a Política Estadual da Primeira Infância está baseada na Lei nº 9.313/2023, aprovada por unanimidade na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese). Como parte do plano de governo, a política visa promover o desenvolvimento integral e integrado de crianças de zero a seis anos, com abordagem intersetorial e multidisciplinar.
Com o ‘Ser Criança’, o Governo do Estado, por meio da Seasic, vem executando ações para o fortalecimento da política, entre elas a Trilha Formativa: Direito, Crescimento e Desenvolvimento da Criança, que contempla o monitoramento dos Planos Municipais pela Primeira Infância em todo o território sergipano.
Mín. 23° Máx. 24°