Representado pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Sergipe esteve presente na Feira Internacional de Turismo da América Latina (FIT), realizada em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 27 e 30 de setembro. Foram realizadas reuniões estratégicas com a Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Consórcio Nordeste e grandes operadoras emissivas voltadas ao mercado nordestino. Considerada uma das maiores do setor latino-americano, a feira reuniu operadoras de turismo, agentes de viagens e profissionais de diversos países. Durante o evento, foi feito o lançamento da marca Nordeste Brasil.
De acordo com a secretária-executiva da Setur, Daniela Mesquita, que esteve na capital argentina, a participação de Sergipe no evento fortaleceu a promoção internacional, assim como permitiu a ampliação de oportunidades de negócios. Além disso, consolidou a imagem do estado como destino turístico competitivo, a partir da integração com o Consórcio Nordeste, entidade que potencializa ainda mais a capacidade de atrair visitantes, mostrando ao mundo a riqueza cultural, natural e gastronômica de Sergipe.
“Participar da FIT Argentina representa um passo importante na internacionalização do turismo sergipano, pois posiciona o estado dentro de uma estratégia regional e integrada, permitindo a ampliação da visibilidade e o fortalecimento da imagem do destino Sergipe. Foi uma oportunidade de reafirmar nosso compromisso em promover o turismo sergipano como vetor de desenvolvimento econômico e social, mostrando que o nosso estado é um destino autêntico, seguro e repleto de experiências únicas”, destacou.
Marca Nordeste Brasil
Um dos destaques do evento foi o lançamento da marca Nordeste Brasil, fruto da parceria entre o Consórcio Nordeste, Embratur e o Sebrae Nacional, que apresenta a Região Nordeste como uma das mais atrativas do país, como destino turístico integrado com opções para todos os gostos e perfis de viajantes.
No ato de lançamento, o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, recordou o trabalho realizado para se promover a região como um produto integrado para competir no cenário internacional. “O Nordeste é uma das regiões mais encantadoras que o Brasil tem. É uma cultura muito forte, uma natureza muito forte, uma gastronomia e uma economia muito diversa. É muito necessário que se trabalhe enquanto um produto, uma região”, afirmou.
Freixo definiu o lançamento como um primeiro passo fundamental. “Que daqui para frente, a gente possa pensar ainda mais em políticas públicas que tragam o mundo para conhecer o Nordeste. Se a gente trouxer o mundo para conhecer o Nordeste, o mundo vai conhecer um lugar extraordinário, onde as pessoas sabem ser felizes”, declarou. Ele finalizou enfatizando o objetivo comum: “Todo mundo trabalhando junto para que uma região inteira cresça, gere emprego, gere renda e gere felicidade”.
Em seu discurso, o governador de Alagoas e coordenador da Câmara Temática de Turismo do Consórcio Nordeste, Paulo Dantas, que representou os governadores da região na solenidade, apresentou o conceito da marca: “Nossa marca é união. Tem as cores das bandeiras dos nossos nove estados, uma estrela de nove pontas e um pássaro livre, que voa leve e representa a diversidade e o acolhimento que moram no coração da nossa gente. Nós acreditamos no turismo como motor de desenvolvimento. Acreditamos no potencial de um povo que transforma beleza em hospitalidade”.
Presenças
A solenidade de lançamento ocorreu no estande da Embratur e contou com a presença do embaixador do Brasil na Argentina, Júlio Bitelli, dos secretários e diretores de Turismo dos estados nordestinos, operadores turísticos e imprensa internacional. Também participaram do evento o secretário-executivo do Consórcio Nordeste, Carlos Gabas, e a secretária de Economia Criativa e Inovação do Consórcio, Karine Gurgel.
Mín. 23° Máx. 24°