A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), apresentou, nesta segunda-feira (29/9), o Relatório de Gestão Fiscal do 2º quadrimestre de 2025. O ato de transparência aconteceu durante audiência pública realizada pela Comissão de Finanças do Poder Legislativo, na sala vip da Câmara Municipal de Candeias.
A apresentação teve como objetivo ampliar a transparência na gestão financeira dos recursos públicos do poder executivo, mostrando quantitativo de despesas e receitas coletadas até o mês de agosto.
Na oportunidade, o secretário da pasta Denison Conceição informou que o município vem trabalhando com muita seriedade para que todos os benefícios possam continuar chegando tanto ao cidadão quanto aos servidores públicos. “Identificamos a queda no repasse estadual do ICMS, mas o prefeito adotou estratégias que foram fundamentais para manter o equilíbrio das contas durante todo esse primeiro semestre”.
Aos vereadores – pertencentes à comissão responsável pela fiscalização fiscal, Denison informou que o momento agora é de buscar captação de recursos federais, estaduais e fechamento de parcerias que gerem superávit para o município.
Os números apresentados pelos técnicos da SEFAZ garantem que a Gestão tem fôlego fiscal para cumprir toda a demanda deste segundo semestre, a exemplo de encargos trabalhistas, décimo terceiro, programas sociais e ações culturais e festivas de fim de ano.
Ao todo, a previsão é que o município tenha uma arrecadação anual de pouco mais de R$ 600 milhões, no entanto, para que esse valor seja alcançado, faz-se necessário que todos os repasses federais e estaduais não oscilem e nem diminuam ao longo deste segundo semestre.
Mín. 23° Máx. 24°