
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) marcou presença em dois dos principais eventos do calendário nacional do setor de energia: a Offshore Week, promovida pela agência eixos, e o 2º Seminário de Descomissionamento Offshore, organizado pela FGV Energia. Sediados no Rio de Janeiro, os eventos reforçaram o protagonismo de Sergipe nas discussões sobre exploração energética e tendências de transição.
Durante os encontros, foi destacado o avanço do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), iniciativa que consolida o estado como uma das novas fronteiras do petróleo e gás no Brasil. Também foi pontuado o papel de Sergipe na transição energética nacional e as oportunidades de investimentos ligados ao processo de descomissionamento na costa sergipana.
O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, ressalta os pontos destacados durante os eventos. “O processo de licitação dos FPSOs do projeto Sergipe Águas Profundas avança com três empresas participantes, e a SBM apresentando a proposta de menor valor. A fase de negociações começa agora, com expectativa de decisão final de investimentos no primeiro trimestre do próximo ano. O projeto inaugura um novo momento para o mercado de gás no Brasil, ampliando a competitividade e reduzindo custos para a indústria e os consumidores do Nordeste e de todo o país”, detalhou.
A Offshore Week reuniu líderes no setor de óleo, gás e energia para discutir temas estratégicos do mercado. A plataforma conecta lideranças, investidores e autoridades em um debate qualificado sobre os rumos da energia no Brasil. Neste ano, o evento ocorreu em paralelo ao leilão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), onde a Sedetec também esteve presente.
Já o Seminário de Descomissionamento promoveu a integração e conexão entre representantes empresariais, acadêmicos e autoridades para discutir o futuro energético brasileiro. Os painéis abordaram temáticas sobre oportunidades e desafios no setor energético e a importância de estratégias de mercado, operação e modelos de financiamento. Em Sergipe, as atividades de descomissionamento representam um investimento de US$ 1,7 bilhão até 2029, com 26 plataformas e estruturas a serem desmanteladas.
Além da Sedetec, a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) representou o Governo de Sergipe no Seminário. O senador por Sergipe Laércio Oliveira também representou o estado ao longo de toda a agenda no Rio de Janeiro.





Mín. 20° Máx. 24°