
Professores, gestores e funcionários de escolas estaduais do Bairro Tancredo Neves, no município de Paulo Afonso, participaram de uma capacitação sobre a Lei Lucas, que torna obrigatória a formação em noções básicas de primeiros socorros nas unidades de ensino. A atividade foi realizada no Colégio Estadual de Tempo Integral Quitéria Maria de Jesus, que sediou o encontro promovido em parceria entre o Núcleo Territorial de Educação de Itaparica (NTE 24) e o 15º Batalhão de Bombeiros Militar da Bahia.
A formação reuniu profissionais do Quitéria Maria de Jesus e do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) Itaparica II Wilson Pereira e incluiu, também, estudantes líderes de classe, representantes de grêmios estudantis e agências de notícias estudantis. A coordenadora territorial do NTE 24, Jaciede Rodrigues, destacou a importância da iniciativa. “A intersetorialidade é o caminho para construirmos uma educação mais humana, segura e fortalecida. A capacitação na Lei Lucas reafirma nosso compromisso com a vida e com a proteção da comunidade escolar”, afirmou.
Durante o treinamento, os participantes receberam orientações sobre procedimentos em situações de emergência, como engasgos, quedas, crises convulsivas e manobras de reanimação cardiopulmonar. A proposta é garantir que os profissionais estejam preparados para agir até a chegada do atendimento especializado, ampliando a segurança no ambiente escolar.
A Coordenação de Educação Especial na Perspectiva Inclusiva do NTE 24 também acompanhou a atividade e ressaltou a importância da preparação das equipes escolares. “O curso proporcionou conhecimentos essenciais sobre primeiros socorros e fortaleceu o cuidado no espaço educacional, especialmente no atendimento aos estudantes da Educação Especial, que muitas vezes demandam maior atenção em situações de risco”, destacou a coordenadora Ana Paula Oliveira.
A ação integra o fortalecimento das parcerias entre instituições públicas para promover uma escola mais acolhedora, segura e preparada para lidar com diferentes eventualidades. Além de ampliar o conhecimento dos profissionais da Educação, a iniciativa contribui para a construção de uma cultura de prevenção e de cuidado dentro das unidades escolares da rede estadual.
Fonte: Ascom/SEC
Mín. 26° Máx. 27°