Publicidade

Escola Miguel Calmon realiza sessão de Leitura Simultânea com temática indígena

Alunos e professores da Escola Municipal Miguel Calmon participaram, nesta terça-feira (19), da Sessão de Leitura Simultânea. O projeto é uma in...

19/05/2026 às 16h02
Por: Redação Fonte: Prefeitura de Alagoinhas - BA
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA
Foto: Reprodução/Prefeitura de Alagoinhas - BA

Continua após a publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026

ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI

AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 DIGITAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Junho 2026

Alunos e professores da Escola Municipal Miguel Calmon participaram, nesta terça-feira (19), da Sessão de Leitura Simultânea. O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) realizada anualmente em toda a rede municipal e tem como objetivo incentivar o hábito da leitura, estimular a criatividade e fortalecer o desenvolvimento educacional dos estudantes.

A temática trabalhada nesta edição foi “Povos Indígenas”, promovendo reflexões sobre conscientização social, diversidade cultural e preservação do meio ambiente. Cada turma ficou responsável por uma obra diferente, incluindo livros como “A Boca da Noite”, do autor Cristino Wapichana e “Ay Kakyri Tama – Eu Moro na Cidade”, de Márcia Kambeba.

A seleção dos livros é realizada pelos professores, que apresentam previamente as obras às crianças, dando a elas a oportunidade de escolher quais histórias gostariam que fossem lidas no dia da ação. Após essa etapa, os alunos escolhem os contos sem saber qual professor será responsável pela leitura, o que torna o projeto ainda mais dinâmico, interativo e envolvente.

“A Sessão de Leitura Simultânea é uma das atividades de incentivo à leitura que acontece em toda a rede municipal e vem se consolidando como um instrumento valioso para fortalecer o papel dos professores no processo de aprendizagem das crianças, além de criar um ambiente de troca de experiências e construção de saberes entre docentes e alunos”, afirmou a diretora da escola, Carla Priscila.

Segundo a professora Rosimeira de Araújo, a iniciativa também contribui diretamente para o desenvolvimento dos estudantes. “A atividade ajuda no fortalecimento da oralidade, da criatividade e das competências leitoras dos alunos, além de despertar o interesse deles pela leitura de forma lúdica”, destacou.

Enzo Gabriel, de 11 anos, que participou da sessão com a leitura do livro A Boca da Noite, também compartilhou a experiência vivida durante a atividade. “Eu gostei muito porque a história ensina sobre a cultura indígena e faz a gente imaginar os personagens e os lugares. Foi uma leitura divertida e diferente, e eu queria ouvir mais histórias assim”, comentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Tempo limpo

Mín. 23° Máx. 26°

26° Sensação
5.28km/h Vento
82% Umidade
0% (0mm) Chance de chuva
05h54 Nascer do sol
17h15 Pôr do sol
Thu 26° 25°
Fri 25° 25°
Sat 25° 24°
Sun 25° 22°
Mon 25° 24°
Atualizado às 22h01
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Economia
Dólar
R$ 5,10 -0,05%
Euro
R$ 5,87 -0,08%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 349,159,08 +0,41%
Ibovespa
168,453,94 pts -0.7%
Publicidade
Publicidade
ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI
Publicidade