
As apresentações do Balé Teatro Castro Alves, em Salvador, e da Odun Companhia de Dança, em Vitória da Conquista, nesta quarta-feira (17), às 19h, encerram o ciclo de abertura do Quarta que Dança - Circuitos Artísticos 2026. Anfitriões do programa, os corpos de dança se apresentam, respectivamente, no Espaço Xisto, com “Verivérbio”, e no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, com MadáGugu. A entrada é franca.
No Espaço Xisto Bahia, nos Barris, a partir das 19h, o Balé Teatro Castro Alves dança Verivérbio, que marca os 45 anos da companhia. A coreografia é uma investigação poética sobre o ato de falar, expandindo seu significado para além da palavra e explorando a comunicação como um fenômeno que atravessa o corpo, a emoção e o pensamento.
No mesmo dia e horário, Odun vai ao Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista) para mais uma apresentação de MadáGugu. A coreografia tem o cantor e multi-instrumentista Carlinhos Brown como inspiração. O vasto repertório sonoro e visual do artista provoca o olhar sobre as referências das pessoas em contraponto com as referências do próprio Brown.
A partir de julho, a programação parte para mais dois circuitos de apresentações com 12 espetáculos passando por 19 municípios baianos. São eles: Itabuna, Tremedal, Itajú do Colônia, Jequié, Juazeiro, Ibicaraí, Ibititá, Itabela, Camaçari, Irecê, Eunápolis, Feira de Santana, Sobradinho, Lauro de Freitas, Santa Inês, Ipiaú, Caetité, Cachoeira e Alagoinhas.
“Estamos bastante empolgados com o formato que se apresenta e na certeza de que cada passo dado até aqui tem fortalecido essa rede de artistas da dança de todo o estado. Chegar a 21 municípios com este projeto, em um momento onde estamos celebrando as conquistas do setor, só reforça a nossa responsabilidade e o compromisso na construção de políticas públicas para o campo”, exalta Leândro Santos, coordenador de dança da Diretoria das Artes da Funceb.
Circulação ampliada- Nesta edição, o projeto de circulação foi ampliado, passando de sete para 21 cidades, e oferece, além dos espetáculos de dança, compartilhamento de trabalhos em processo de criação, atividades de formação e rodas de conversa, em parceria com a Diretoria de Espaços Culturais.
Ao todo, foram selecionados 12 projetos, incluindo quatro em processo de criação. Todos vão integrar a programação dos circuitos nas quartas-feiras dos meses de junho, julho e agosto.
O investimento recorde de R$900 mil foi direcionado às companhias contempladas nas categorias “Espetáculo de Dança” e “Trabalhos em processo de criação”. Enquanto os espetáculos desenvolverão atividades formativas para o público, como oficinas e exibições de vídeo, os trabalhos em construção propõem rodas de conversa sobre processos criativos e produção em dança.
Serviço:
Quarta que Dança - Circuitos Artísticos 2026
O quê: Verivérbio, com o Balé Teatro Castro Alves
Quando: 17/06
Local: Espaço Xisto Bahia (Barris)
Acesso: Gratuito
O quê: MadáGugu, com a Odun Companhia de Dança
Quando: 17/06
Local: Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima (Vitória da Conquista)
Horário: 19h
Acesso: Gratuito
Mais informações: www.ba.gov.br/fundacaocultural
Programação:
Circuito de abertura – Junho 2026
Espetáculos: “Verivérbio”, “MadáGugu”
Circuito 1 – Julho/2026
Espetáculos: “Poesia de Um Corpo”, “Ibanujé – O Corpo como Memória Ancestral”, “Da própria pele, não há quem, fuja”, “Me Brega, Baile”, "CorpoTexto", “Cronofobia”.
Circuito 2 – Agosto/2026
Espetáculos: “Correndo trecho: Do subúrbio baiano para o interior do estado”, “In_nova”, “Laboratório Corpo-Memória (Vozes Maní)”, “Ori-Ô” ,“Debaixo D’Água”, "E se eu não contasse, quem contaria?".
Fonte: Ascom/Funceb
Mín. 24° Máx. 25°