Publicidade

Governador entrega obras de abastecimento em Malhador e Moita Bonita e autoriza rodovia entre agreste e leste sergipanos

Investimentos fortalecem segurança hídrica, ampliam infraestrutura e impulsionam desenvolvimento regional

25/06/2026 às 15h53
Por: Redação Fonte: Secom Sergipe
Compartilhe:
Fotos: Arthur Soares e César de Oliveira
Fotos: Arthur Soares e César de Oliveira

O governador Fábio Mitidieri cumpriu agenda nesta quinta-feira, 25, nos municípios de Malhador e Moita Bonita, no agreste sergipano, marcada pela entrega de obras de infraestrutura hídrica e pela autorização de um novo investimento rodoviário. As ações reforçam o compromisso do Governo de Sergipe com a ampliação da segurança hídrica, a melhoria da mobilidade e a promoção do desenvolvimento regional, beneficiando diretamente milhares de sergipanos.

Continua após a publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026

ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI

AÇÕES BAHIA - PROJETOS INSTITUCIONAIS 0626 DIGITAL

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA - Junho 2026
SÃO JOÃO 2026

Em Malhador, o governador entregou a nova Estação de Tratamento de Água (ETA), considerada uma das mais importantes obras de saneamento executadas pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) no interior do estado. Com investimento de R$ 15,3 milhões, a estrutura amplia a capacidade de produção e tratamento de água, fortalece a segurança hídrica do município e garante abastecimento mais regular e de qualidade para cerca de 10 mil moradores.

A obra contempla a implantação de um novo sistema de captação de água, a construção de uma moderna estação de tratamento, mais de 10 quilômetros de adutora de água bruta e um sistema com capacidade para tratar 30 litros de água por segundo.

O governador Fábio Mitidieri ressaltou que o investimento representa mais uma etapa do compromisso assumido pelo Governo do Estado para enfrentar os problemas históricos de abastecimento em Sergipe. “A gente está trazendo água para atender uma demanda histórica da população. É mais uma obra importante que resolve uma problemática histórica no nosso estado. Estamos falando de um investimento de R$ 16 milhões, com 10 quilômetros de extensão, beneficiando cerca de 10 mil moradores e resolvendo de uma vez por todas a questão da água no município”,  afirmou.

O prefeito de Malhador, Assisinho, destacou que a nova ETA representa o maior investimento já realizado na história do município para o setor de abastecimento e agradeceu a parceria do Governo do Estado. “O governador que mais investiu na história de Malhador em menos de quatro anos de gestão. São mais de R$ 30 milhões em obras dentro do município. E esses R$ 30 milhões não incluem ainda a orla e os 30 mil metros quadrados de pavimentação que serão executados. Quando essas obras forem concretizadas, os investimentos ultrapassarão R$ 40 milhões. Esta é uma parceria verdadeira que está mudando a realidade da nossa cidade”, ressaltou.

Para o diretor-presidente da Deso, Luciano Góes, a obra representa uma solução definitiva para um problema histórico e integra uma política estadual voltada à segurança hídrica. “As intercorrências que existiam vão chegar ao fim com essa obra, que beneficia mais de 10 mil pessoas e diversos povoados do município. É um investimento superior a R$ 15 milhões que demonstra a preocupação do Governo do Estado e da Deso com a segurança hídrica da população. Estamos levando dignidade e garantindo água de qualidade para quem mais precisa”, enfatizou.

O lavrador e músico Cícero Santos destacou a importância da obra para a população. “Vai ser uma melhoria muito boa. Não vamos mais sofrer com a falta de água. Isso é muito importante para a população de Malhador. Era uma obra que já estava sendo esperada há muito tempo e chegou na hora certa”, comemorou.

Ginásio 

Ainda em Malhador, o governador visitou as obras de construção do Ginásio de Esportes do município, que recebe investimento de R$ 5 milhões do Governo do Estado.

Fábio Mitidieri informou que o ginásio tem capacidade para três mil pessoas e integra um conjunto de investimentos que vem transformando a infraestrutura da cidade. “Será um espaço moderno, com iluminação em LED, arquibancadas, acessibilidade e toda a estrutura necessária para atender a população. Além do ginásio, Malhador também está recebendo a creche do programa Ameei, a Areninha e a futura orla, que já está em processo de licitação”, destacou.

Moita Bonita

Em Moita Bonita, o governador participou da entrega da nova adutora implantada pela Iguá Sergipe. Com aproximadamente 10 quilômetros de extensão e investimento de cerca de R$ 5,7 milhões, a obra beneficia diretamente mais de 11 mil habitantes, reforçando o sistema de abastecimento de água e reduzindo os riscos de desabastecimento na região.

A intervenção integra o conjunto de ações voltadas ao fortalecimento da infraestrutura hídrica do interior sergipano e teve início em março de 2025, durante a fase de operação assistida da concessão.

Ao destacar a relevância da obra, o governador afirmou que a entrega representa o fim de um problema que afetava gerações de moradores. “Após décadas de desafios com o abastecimento de água, a chegada da adutora resolve de forma definitiva um problema que persistia há quase 50 anos. Ver a população celebrando a chegada da água reforça o compromisso do nosso trabalho em transformar vidas e atender demandas essenciais da população”, declarou.

O prefeito de Moita Bonita, Vagner Costa, classificou a obra como um marco para o município. “Moita Bonita tem mais de 60 anos de emancipação e nunca teve água diariamente nas casas. Hoje, com essa adutora idealizada pelo governador Fábio Mitidieri e executada pela Iguá, o sonho do moitense de ter água 24 horas por dia, sete dias por semana, se tornou realidade. O problema da falta d’água foi resolvido”, afirmou.

Representando a concessionária, o diretor da Iguá Sergipe, Fernando Vieira, destacou que a obra integra um amplo programa de investimentos realizado pela empresa no estado. “Esta adutora resolve uma questão histórica de regularidade no abastecimento. Além dela, foram executadas melhorias complementares, como a requalificação do reservatório. Já são mais de R$ 150 milhões investidos pela Iguá em Sergipe e esse trabalho não para. Estamos entregando obras que melhoram a qualidade de vida da população e fortalecem o sistema de abastecimento”, destacou.

Rodovia 

Durante a agenda em Moita Bonita, o governador também assinou a ordem de serviço para a restauração com melhoramentos da rodovia SE-240, no trecho que liga Santa Rosa de Lima, no leste sergipano, ao entroncamento com a SE-170, em Moita Bonita, no agreste sergipano. A obra contempla ainda serviços de macrodrenagem na sede de Santa Rosa de Lima.

Com investimento de R$ 29.557.619,70, a intervenção abrangerá aproximadamente 22,16 quilômetros de extensão e terá prazo de execução de 240 dias.

O chefe do Executivo estadual afirmou que a rodovia fortalecerá a integração regional e atenderá uma demanda histórica dos moradores dos dois municípios. “Estamos investindo R$ 29 milhões para conectar Moita Bonita e Santa Rosa de Lima, fortalecendo a infraestrutura regional e melhorando a vida das pessoas que utilizam essa via diariamente”, ressaltou.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto Dantas, explicou que a intervenção vai além da recuperação da pista. “É uma reestruturação completa da rodovia. Além da restauração do pavimento, vamos executar obras de macro e microdrenagem na Avenida Brasília, em Santa Rosa de Lima, solucionando problemas históricos de alagamentos. É mais qualidade de vida para a população e mais segurança para quem trafega pela região”, afirmou.

O prefeito de Santa Rosa de Lima, Janilson Alves, destacou a rapidez com que a demanda foi atendida pelo Governo do Estado e classificou a obra como a mais importante da história recente do município. “Em menos de um ano após apresentar a demanda ao governador, estamos assinando a ordem de serviço dessa obra tão necessária para Santa Rosa de Lima. Hoje, com emoção, posso dizer que estamos autorizando aquela que considero a obra mais importante da nossa cidade”, declarou.

A nova rodovia facilitará o deslocamento de moradores, trabalhadores e produtores rurais, promovendo mais segurança, conforto e agilidade no tráfego, além de fortalecer a conexão entre os municípios e estimular o desenvolvimento econômico da região.

Foto: Raylander Araújo/arquivo Seed
Foto: Raylander Araújo/arquivo Seed
Antony Rezende
Antony Rezende
Gilson Santos
Gilson Santos
Joao Wellington Pereira
Joao Wellington Pereira
Marcos Marmota
Marcos Marmota
O lavrador e músico Cícero Santos
O lavrador e músico Cícero Santos
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Salvador, BA
25°
Parcialmente nublado

Mín. 25° Máx. 26°

25° Sensação
5.96km/h Vento
71% Umidade
100% (3.06mm) Chance de chuva
05h55 Nascer do sol
17h17 Pôr do sol
Fri 26° 25°
Sat 26° 25°
Sun 26° 25°
Mon 25° 24°
Tue 25° 24°
Atualizado às 16h01
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Publicidade
PMS PREFEITURA EM AÇÃO MAI 2026
Economia
Dólar
R$ 5,18 -0,25%
Euro
R$ 5,89 -0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +0,00%
Bitcoin
R$ 325,038,64 -2,54%
Ibovespa
172,201,40 pts 0.99%
Publicidade
Publicidade
ARRAIÁ DA PREFS 2026 – PI
Publicidade