
A rotina das escolas estaduais paulistas passa por adaptações no fim de semana de eleições, sem prejuízo ao calendário escolar de 200 dias letivos obrigatórios. Como ocorre nos períodos eleitorais, a Justiça Eleitoral utiliza unidades da rede estadual como locais de votação e define, junto às escolas selecionadas, os períodos necessários para a preparação dos espaços.
A Justiça Eleitoral alinha o cronograma de montagem das seções diretamente com a direção das unidades selecionadas. Nas unidades que não são locais de votação, as aulas ocorrem normalmente.
Nos casos em que a preparação exige a interrupção das atividades durante a semana, as direções escolares organizam reposições para garantir que os estudantes cumpram toda a carga horária prevista em lei, com 200 dias letivos. Cada unidade tem autonomia para organizar, junto ao TRE, o horário de interrupção e volta das atividades, assim como as famílias são avisadas com antecedência.
Para os alunos que participam do projeto Aulas Olímpicas, que oferece aulas preparatórias para competições do conhecimento aos sábados, o calendário do semestre já foi planejado com a pausa programada para este fim de semana de votação, evitando impactos no andamento das atividades.
Mín. 23° Máx. 27°