
A Prefeitura de Vitória da Conquista realiza, nesta sexta-feira (16), a conferência dos documentos dos candidatos convocados para substituir participantes que deixaram o processo de seleção do Residencial Vila das Acácias, do programa Minha Casa, Minha Vida. A nova convocação é destinada a preencher vagas de pessoas que desistiram, não confirmaram interesse ou não atenderam aos critérios do programa.
O atendimento será realizado das 8h às 12h e das 13h às 17h, na Diretoria de Habitação de Interesse Social, localizada na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, bairro Jurema. A lista dos convocados está disponível na Portaria nº 171/2026 , publicada no Diário Oficial do Município.
O Residencial Vila das Acácias fica na Chácara Alto da Boa Vista, no território do Espírito Santo, e terá 200 unidades habitacionais.
Os candidatos convocados devem comparecer ao local com os documentos originais exigidos pelo Edital Municipal nº 03/2025. São eles:
– Documento de identificação com foto e título de eleitor do responsável pela família;
– Documentos de identificação de todos os integrantes da família;
– Certidão de nascimento ou casamento;
– Folha-resumo do Cadastro Único (CadÚnico), atualizada nos últimos dois anos;
– Comprovante de residência em Vitória da Conquista, emitido nos últimos três meses;
– Comprovantes de renda atualizados dos integrantes da família maiores de 18 anos.
Dependendo da situação de cada família, também poderão ser exigidos outros documentos, como declaração de união estável, certidão de divórcio ou óbito, laudo médico atualizado e comprovante de aluguel. A lista completa está disponível na Portaria nº 171/2026.
Os candidatos que não puderem comparecer nesta sexta-feira (16) por motivo de força maior terão cinco dias úteis, contados da data marcada para o atendimento, para procurar a Diretoria de Habitação. Nesse caso, será necessário apresentar uma justificativa e os documentos que comprovem o motivo da ausência.
Quem comparecer, mas estiver com algum documento pendente, também terá cinco dias úteis para regularizar a situação. Para isso, deverá assinar um termo de compromisso.
Os prazos não serão prorrogados. Quem faltar sem justificativa ou não entregar os documentos pendentes dentro do prazo será excluído desta seleção.
Além da conferência dos documentos, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Habitação Social e Direitos Humanos (SASHDS) continua realizando mutirões de visitas às casas das famílias inscritas no Minha Casa, Minha Vida.
Durante as visitas, as equipes verificam as informações fornecidas pelos candidatos no cadastro. O trabalho faz parte das etapas de avaliação dos candidatos e contribui para a formação de uma lista de suplentes, que poderão ser convocados em situações de desistência, desclassificação ou impedimento de outros participantes.
As equipes poderão realizar até três tentativas de visita, considerando os dias e horários informados pelas famílias no cadastro. Por isso, é importante que os candidatos mantenham seus dados atualizados, especialmente em casos de mudança de endereço ou de disponibilidade de horário.
As visitas não podem ser agendadas previamente, conforme as regras do edital. No entanto, as equipes poderão considerar os horários informados pelas famílias para facilitar o atendimento.
A Prefeitura reforça que tanto a convocação para verificação dos documentos quanto a realização da visita domiciliar são etapas do processo de seleção e não representam garantia de recebimento de uma unidade habitacional. Para serem contempladas, as famílias ainda precisam cumprir os critérios do programa e passar pelas análises previstas.
Da mesma forma, os candidatos que não constam na lista de convocação do Residencial Vila das Acácias não estão automaticamente excluídos do Cadastro Habitacional Municipal. Aqueles que optaram pelos territórios Espírito Santo ou Boa Vista poderão continuar concorrendo a vagas em outros empreendimentos dessas localidades, conforme as regras de cada seleção.
Em caso de dúvidas, os candidatos podem entrar em contato com a Gerência de Programas, Projetos e Apoio ao Mutuário pelo telefone e WhatsApp (77) 3229-3211.
A Diretoria de Habitação de Interesse Social funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Avenida Juracy Magalhães, nº 182, bairro Jurema.
A lista dos convocados e os modelos de declarações e termos necessários para o atendimento estão disponíveis nos anexos da Portaria nº 171/2026.
Mín. 23° Máx. 26°