Às vésperas da COP30, São Paulo sedia nos dias 4 e 5 de novembro o Summit Agenda SP+Verde, encontro que promete colocar a capital paulista no centro da agenda climática global. Com programação já disponível e retirada de ingressos aberta a partir desta quarta-feira (01), o evento reunirá líderes empresariais, governos, universidades e sociedade civil no Parque Villa-Lobos, com público estimado em 5 mil pessoas por dia.
Organizado pelo Governo de São Paulo, em parceria com a Prefeitura de São Paulo e a Universidade de São Paulo (USP), o Summit Agenda SP + Verde combina debates estratégicos, workshops e rodadas de negócios em torno de soluções para a economia verde, a transição energética, a justiça climática e a inovação sustentável. A retirada de ingressos gratuitos já está disponível pelo Sympla, e a programação completa dos palcos pode ser conferida no site oficial do evento, permitindo que o público interessado se planeje para as atividades de interesse.
“Estamos felizes com o envolvimento de todos nesse grande movimento pelo desenvolvimento sustentável. Empresas, entidades, comitivas internacionais, academia; todos estão muito envolvidos na construção desse evento. Serão dois dias em que vamos transformar debates em conexões e ações concretas que representarão um novo salto para o estado de São Paulo, que já é referência em agro sustentável, em economia verde, em recuperação florestal e resiliência”, ressalta a secretária de Estado de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende.
O Summit será estruturado em cinco palcos simultâneos, cada um dedicado a um eixo temático: Finanças Verdes, Resiliência Climática, Transição Energética, Justiça Climática e Economia Circular são os destaques temáticos, sob os quais se desdobram cerca de 14 paineis por palco em dois dias, totalizando mais de 300 palestrantes.
Além dos painéis, o público poderá participar de rodadas de negócios, workshops interativos, experiências gastronômicas e culturais e visitas guiadas. O evento também incluirá a entrega do Prêmio SP Carbono Zero, que reconhece projetos inovadores em descarbonização e sustentabilidade.
A economia circular será abordada de forma transversal, conectando os debates e mostrando como empresas, investidores e o poder público podem acelerar a transição para modelos mais sustentáveis. Nesse contexto, a Casa da Economia Circular será um dos destaques, oferecendo workshops, vivências e atividades interativas que permitem ao público experimentar, na prática, soluções sustentáveis e conhecer iniciativas de ponta em inovação verde. A área de inovação reunirá universidades, distritos tecnológicos e startups com soluções em clima, energia e sustentabilidade.
Visitas guiadas serão feitas usando ônibus a biometano e elétricos a cases de transição energética, produção de combustíveis sustentáveis e destinos turístico-sustentáveis. As inscrições para as visitas serão abertas no dia 15 de outubro.
Mais informações sobre a programação, visitas guiadas e a retirada antecipada de ingressos em: https://www.agendaspmaisverde.org.br/
Mín. 23° Máx. 25°