Um convite à imaginação, ao olhar sensível e às múltiplas formas de expressão. Este é espírito que a 8ª edição da ‘Exposição AVIE! Artes Visuais na Escola 2025’ reserva ao público. A mostra será aberta no dia 9 de outubro, na Galeria J. Inácio, no Anexo à Biblioteca Epiphanio Dória, em Aracaju, e ficará disponível para visitação até 31 de outubro.
Promovida pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), a exposição reunirá 48 obras selecionadas entre pinturas, desenhos, esculturas, gravuras, colagens, ilustrações digitais e fotografias, todas produzidas por estudantes da rede pública estadual de ensino de Sergipe. A iniciativa, que chega à sua oitava edição, conta ainda com o apoio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), fortalecendo a integração entre educação e cultura no estado.
Segundo a técnica do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) Danielle Virginie, a Exposição AVIE! é mais que uma mostra, é uma porta aberta para revelar novos talentos. “É uma forma de tornar públicos trabalhos de alunos que, muitas vezes, não têm espaço para apresentar sua arte. Queremos fomentar a produção artística e estimular a formação de novos talentos. Nesta oitava edição, tivemos uma participação expressiva, com quase 400 inscrições e conseguimos selecionar 48 obras que representam a diversidade e a criatividade dos nossos estudantes”, destacou.
As etapas do processo de seleção ocorreram entre 3 e 30 de setembro, com avaliação de um júri formado por professores e profissionais das artes visuais de Sergipe. O resultado final reuniu produções que se destacaram pela criatividade, conceito aplicado e execução técnica e estética.
Além de expor seus trabalhos, todos os participantes receberão certificado de participação. Os três melhores trabalhos, escolhidos pelo júri artístico e acadêmico, serão automaticamente indicados à premiação do Programa Educação Nota 10.
A Exposição AVIE! reafirma o compromisso do Governo de Sergipe em promover experiências que unem educação, cultura e cidadania, transformando a sala de aula em espaço fértil para o desenvolvimento da sensibilidade estética, da criatividade e do protagonismo estudantil.
Mín. 23° Máx. 25°