
Como parte da programação da Semana Municipal da Juventude, que acontece até o dia 25 de outubro, a Coordenação Municipal da Juventude promoveu, nesta segunda-feira (20), o Dia D da campanha de doação de sangue com o tema: “A juventude de Vitória da Conquista salva vidas”. A ação segue até sexta-feira (24).

A ação aconteceu no Hemocentro de Vitória da Conquista (Hemoba), localizado no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), e tem como objetivo incentivar a doação voluntária de sangue entre os jovens, reforçando valores de empatia e responsabilidade social desde cedo.

Segundo o coordenador da Juventude, Luiz Cardoso, a campanha faz parte de um esforço conjunto entre a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) e o Hemoba, e busca chamar atenção para a importância da doação regular, sobretudo em períodos do ano em que os estoques de sangue costumam ficar abaixo do ideal. “Temos a mobilização de mais de 40 pessoas logo neste início, e nossa meta é alcançar 100 bolsas de sangue até sexta-feira. A juventude conquistense tem dado um verdadeiro exemplo de engajamento e solidariedade”, destacou Luiz.

Luiz
A coordenadora do Hemocentro, Patrícia Cisneiros, ressaltou que atitudes como essa são fundamentais para manter o abastecimento e reforçar a cultura da doação voluntária entre as novas gerações. “O sangue é um produto que não pode ser fabricado. Dependemos do gesto solidário das pessoas para salvar vidas. Envolver a juventude é essencial, pois eles são o futuro e podem promover uma mudança de comportamento social. Precisamos reforçar esse sentimento de amor ao próximo e de empatia, para que nossos estoques estejam sempre confortáveis e evitem problemas como a suspensão de cirurgias por falta de sangue”, explicou Patrícia.

Patrícia
A campanha de doação seguirá até o dia 24 de outubro, sempre das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 15h, na sede do Hemoba. Aqueles que não puderem participar nesta segunda-feira poderão comparecer em qualquer outro dia da semana.
Para doar, é necessário cumprir alguns requisitos básicos de segurança e saúde:
– Estar bem alimentado;
– Dormir, no mínimo, 6 horas na noite anterior;
– Evitar bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
– Não fumar por pelo menos 2 horas antes da doação;
– Evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem o ato;
– Ter peso superior a 50 kg (ou 60 kg, no caso de doação de plaquetas);
– Levar documento oficial com foto;
– Não se dirigir ao local de moto ou bicicleta após a doação.
Semana da Juventude 2025
A Semana da Juventude segue até o dia 25 de outubro, com uma programação diversificada voltada à formação cidadã, cultura, lazer e capacitação de jovens em diferentes regiões da cidade.
Entre as atividades estão debates, campanhas, eventos esportivos e o Enem Itinerante, que leva aulas de revisão para estudantes da zona rural.
Confira a programação completa:
– 21/10 – Fórum Municipal da Juventude Rural: “Um novo olhar para a Juventude” – Abertura às 8h, na Faculdade Uninassau (Boulevard Shopping).
– 23/10 – Posse do Conselho Municipal da Juventude – às 17h, no Plenário da Câmara Municipal.
– 25/10 – Projeto Conquistar – Aulão de Revisão do Enem: “Reconhecendo Conquista” – das 13h às 17h30, em cinco locais: Distrito Industrial, Cristo de Mário Cravo, Poço Escuro, Lagoa das Bateias e Casa Memorial Régis Pacheco.
Enem Itinerante leva revisão à zona rural
Para garantir que os jovens da zona rural também tenham acesso à preparação para o exame nacional, a Coordenação de Juventude lançou o projeto Enem Itinerante, que neste ano atenderá os distritos de Bate-Pé e José Gonçalves.
O primeiro aulão acontece nesta segunda-feira (20), das 18h às 21h30, na Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa, em Bate-Pé. Já a segunda revisão será no dia 31 de outubro, no Colégio Estadual do Campo José Gonçalves, das 8h às 12h.




Mín. 24° Máx. 26°