Prefeitura inaugura na Liberdade nona Unidade de Saúde da Família desde 2021

A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (13) a Unidade de Saúde da Família (USF) da Liberdade, para oferta de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico e odontológico. Com investimento de R$671 mil, esta é a nona unidade inaugurada pela atual gestão.

14/05/2024 às 10h17
Por: Redação
Compartilhe:
Fotos: Betto Jr./Secom PMS
Fotos: Betto Jr./Secom PMS
Prefeitura inaugura na Liberdade nona Unidade de Saúde da Família desde 2021
 
Reportagem: Vitor Villar e Rodrigo Aguiar Secom PMS
 
A Prefeitura de Salvador inaugurou nesta segunda-feira (13) a Unidade de Saúde da Família (USF) da Liberdade, para oferta de serviços de atenção integral à saúde, desde o recém-nascido ao idoso, através de atendimento médico e odontológico. Com investimento de R$671 mil, esta é a nona unidade inaugurada pela atual gestão.
 
Durante a entrega, o prefeito Bruno Reis afirmou que a USF da Liberdade vai ampliar a oferta de saúde na região, contribuindo para a cidade se aproximar dos 70% de cobertura da atenção básica, atingindo assim a universalização, conforme preconiza o Ministério da Saúde.
 
Em alguns distritos da capital baiana, a cobertura já ultrapassa os 80%, informou o gestor. “Com a abertura dessa nova unidade, vamos atender à população da Liberdade, esse bairro marcado por lutas e resistência, com a maior população negra da cidade e que precisava ter uma oferta melhor de saúde”, disse o chefe do Executivo municipal.
 
A unidade inaugurada terá capacidade para atender aproximadamente 460 pessoas por dia. Serão três equipes de Saúde da Família e três equipes de Saúde Bucal. A USF prestará assistência prioritária à população da área adstrita da Liberdade, onde há cerca de 12 mil pessoas cadastradas na Estratégia de Saúde da Família.
 
“Ainda há previsão de mais uma unidade no distrito da Liberdade, na sede da OAF [Organização de Auxílio Fraterno]. E de mais outras duas unidades em distritos próximos, no Areal e no Uruguai”, acrescentou o prefeito.
 
Segundo o gestor, a cidade já teria alcançado os 70% de cobertura da atenção básica se considerasse os números mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística referentes à população. “Se eu fosse seguir os dados do IBGE, já tinha passado dos 70%. Mas quem anda nessa cidade todos os dias, como eu ando, sabe o quanto ela cresceu e quais são as suas reais necessidades, independentemente dos números”, pontuou.
 
Bruno destacou ainda os avanços de Salvador na área da saúde, entre eles a ampliação na cobertura da atenção básica nos últimos anos. “Éramos a última colocada em oferta da atenção básica. Tínhamos apenas 18% de cobertura e, com essas unidades que estamos inaugurando, vamos ser a capital que mais avançou”, disse.
 
Além disso, o prefeito lembrou o aumento do número de Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) – de uma para 11 – e a criação de três hospitais. Além do Hospital Municipal, o primeiro da história da cidade, serão inaugurados este ano a primeira Maternidade Municipal, com Hospital da Criança, e o Hospital do Homem, cuja entrega está prevista para junho.
 
A vice-prefeita e secretária municipal de Saúde, Ana Paula Matos, explicou que a criação de novas unidades de saúde na Liberdade e Cidade Baixa é estratégica. “O prefeito, de imediato, determinou que construíssemos mais unidades nesses locais”, disse. Ela ainda adiantou que, no Areal, a estrutura será um complexo de saúde, com CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil) e Unidade de Saúde da Família (USF).
   
A secretária destacou ainda a marca de 1 milhão de atendimentos alcançados pelo programa Saúde nos Bairros e o papel das Upinhas para auxiliar Salvador a ser uma das primeiras cidades a superar a epidemia de dengue. “Em nenhum momento nós agravamos e temos dados que comprovam. No ano passado, até esse período, havia 1.772 casos confirmados de dengue. Esse ano, caiu mais do que a metade, com 825 casos”, comparou.
 
Fonte: SECOM/Salvador
 
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Prefeitura inicia entrega de 700 novos ônibus com ar-condicionado na maior renovação de frota da história de Salvador
Prefeitura Há 2 semanas Em Salvador

Prefeitura inicia entrega de 700 novos ônibus com ar-condicionado na maior renovação de frota da história de Salvador

A Prefeitura de Salvador iniciou neste sábado (19) a entrega de cerca de 700 novos ônibus ao sistema de transporte público da capital baiana, todos com ar-condicionado e baixa emissão de poluentes. Esta será a maior renovação de veículos da história da cidade, ampliando o processo de climatização e modernização da frota.
Simm oferece 745 vagas de emprego em Salvador nesta quarta-feira (16), com 373 para PCD
Salvador Há 2 semanas Em Salvador

Simm oferece 745 vagas de emprego em Salvador nesta quarta-feira (16), com 373 para PCD

O Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm) oferece 745 vagas de emprego em Salvador nesta quarta-feira (16), sendo 373 oportunidades exclusivas para pessoas com deficiência (PCD). Os candidatos interessados devem acessar o site Salvador Digital para agendar o atendimento. Em caso de deficiência, os candidatos devem entrar em contato pelo número (71) 3202-2005 para fazer o agendamento.
Academia Salvador ao Ar Livre ganha nova identidade visual e sistema de agendamento
Salvador Há 1 mês Em Salvador

Academia Salvador ao Ar Livre ganha nova identidade visual e sistema de agendamento

Criado em 2024, o projeto é executado pela Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre) e atualmente conta com 15 academias em funcionamento na capital baiana.
Salvador entra em nível de atenção após aumento das chuvas, informa Defesa Civil
Salvador Há 4 meses Em Salvador

Salvador entra em nível de atenção após aumento das chuvas, informa Defesa Civil

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) elevou nesta terça-feira (3) o nível operacional da cidade de observação para atenção em razão do volume de chuvas registrado nas últimas horas na capital baiana. De acordo com o órgão, a mudança ocorre após o monitoramento das condições meteorológicas e dos impactos provocados pelas precipitações.