O Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, em Alagoinhas, foi o local escolhido para sediar um evento histórico, realizado neste domingo. O 1º Encontro Municipal das Associações Comunitárias reuniu cerca de cem associações rurais e urbanas, em um momento de diálogo e troca de informações sobre temas como sustentabilidade, empreendedorismo e economia solidária
No discurso de abertura, o prefeito de Alagoinhas, Gustavo Carmo, lembrou que a evolução na forma como a Prefeitura se relaciona como as associações de moradores urbanos e rurais é a materialização de uma de suas promessas de campanha.
“As associações de moradores são os olhos da população distribuídos por toda a cidade. São elas que percebem, no primeiro momento, se a coleta de lixo está boa ou não, se a limpeza urbana está funcionando, se a lâmpada queimou, se tem um buraco, se uma estrada vicinal precisa de manutenção. Hoje, as associações são acolhidas pelo município, e esse momento de discussão sobre nossa cidade é para que possamos continuar avançando nessa relação”, afirmou o prefeito.
Gustsvo antecipou que espera, até 2027, reintroduzir na administração municipal o Grupo Especializado de Apoio Comunitário (GAC), originalmente criado por seu pai, o ex-prefeito Judélio Carmo, para que as lideranças e a Prefeitura possam dialogar e manter aquecida a relação entre elas.
“Vamos encaminhar à Câmara um projeto de lei para regulamentar a relação financeira entre a Prefeitura e as associações. O município já oferta gratuitamente serviços a essas associações para que possam se cadastrar e ter regularidade fiscal, jurídica e cartorial. O associativismo em Alagoinhas vai ser cada vez mais fortalecido a partir do ano que vem”, acrescentou Gustavo Carmo.
Para o secretário de Governo, Anderson Baqueiro, o encontro representou uma continuidade das iniciativas da Prefeitura voltadas a fortalecer o associativismo entre as entidades. “É um momento de estreitar os laços e mostrar que o município é um apoiador das associações; estaremos juntos nessa gestão para que elas possam, cada vez mais, estar fortes e firmes junto com o governo”, destacou.
José Inaldo, diretor de Articulação Comunitária, ressalta que este é um momento de novos caminhos na relação entre as associações comunitárias rurais e urbanas e a Prefeitura. “Estamos pavimentando uma ponte com essas associações parceiras, para chegarmos com mais qualidade nos serviços essenciais às comunidades”.
Para Elinaldo Domingos dos Santos, presidente da União das Associações Rurais de Alagoinhas (Uara), o encontro “une o útil ao agradável”, pois é “uma forma de o prefeito estar junto com as associações, ouvindo os reclames e acolhendo as sugestões”. Elinaldo diz que, entre os assuntos mais relevantes para a comunidade rural no momento, estão “o acesso a serviços de saúde, a melhoria das estradas rurais e o fortalecimento da agricultura familiar, inclusive por meio da realização de cursos técnicos, para que o homem do campo possa viver da sua atividade”.
Além das lideranças comunitárias, prestigiaram do encontro o vice-prefeito Luciano Sérgio; os secretários Cláudio Espinheira, de Manutenção; Virgínio Pereira (Saúde); Djalma Santos (Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente); Bruno Nascimento (Administração e Inovação Tecnológica); Hilton Ribeiro (Mobilidade e Ordem Pública); os superintendentes Pedro Sobral (SMT), Tárcio Mota (SPP) e o ouvidor Márcio da Linha Verde.
Também participaram o vereador Thor de Ninha e Amarildo Tavares Carvalho, presidente da União das Associações de Moradores de Alagoinhas (Uama).
Estandes de serviços
Os dirigentes das associações e associados tiveram acesso a orientações do Banco do Nordeste (BNB), sobre acesso a créditos, e do Sebrae, acerca das possibilidades de capacitação profissional para micro e pequenos empreendedores. Além disso, o Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas, Títulos e Documentos e o Cartório Civil de Pessoas Jurídicas de Alagoinhas ficaram à disposição para tirar dúvidas e dar orientações práticas para as associações quanto a procedimentos de regularização e registros cartoriais.
Além disso, houve funcionamento de estandes de atendimento ao público pelas equipes das secretarias de Educação (Seduc); Saúde (Sesau); Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente (SDRA); Desenvolvimento Social (Sedes); Manutenção (Seman); Mobilidade e Ordem Pública (Semorp), bem como da Ouvidoria e do Procon. Nestes locais, os participantes puderam tirar dúvidas sobre os serviços disponibilizados pelo Município.
Mín. 23° Máx. 24°